segunda-feira, 30 de março de 2015

Gênesis 1 - A Criação do Mundo

                                                                                        A CRIAÇÃO 

“No princípio Deus criou os céus e a Terra.”

Estas são as primeiras palavras da Bíblia e ajudam-nos a entender que já antes dos sete dias criativos mencionados na Bíblia, Deus tinha criado os céus e a Terra. De modo que, os sete dias criativos se referem apenas à obra de Deus na Terra.
Ainda antes de preparar a Terra para a vida, Deus criou o seu Filho primogênito, visto que foi o primeiro, e unigênito, visto que foi o único criado diretamente por Deus. Depois, este filho foi usado como mestre-de-obras para criar todas as outras coisas. Ele passou a criar criaturas espirituais chamadas de anjos e criou toda a matéria, o Universo que incluía o Sistema Solar com o planeta Terra. Só depois, se passou a preparar a Terra para poder receber vida, processo esse que durou sete dias.
Será bom notarmos também que apesar de normalmente as traduções da Bíblia falarem em dias, a palavra hebraica traduzida assim tem um significado mais amplo podendo ser traduzida também como eras ou períodos de tempo. Portanto, Deus não criou todas as coisas na Terra em apenas seis dias de 24 horas. Ele preparou a terra para a vida e criou a vida na Terra em sete períodos de tempo distintos que poderão ter abrangido milhões de anos. Por isso Moisés usou a linguagem de seus contemporâneos, aludindo a fenômenos da natureza, empregando imagens alegóricas.
Vamos considerar os sete dias criativos:

1º dia – Deus criou o Dia e a Noite.

No princípio, a atmosfera da Terra era composta de gases e poeiras, de modo que a Luz do Sol não as conseguia penetrar e por isso não chegava à Terra. Assim, a primeira fase da preparação da Terra para a vida foi começar a alterar a atmosfera terrestre. Esta alteração foi progressiva e demorada estendendo-se até ao quarto dia. Antes do início do segundo dia, a luz já penetrava na Terra e por isso já se podia fazer a distinção entre o Dia e a Noite.

2º dia – Deus criou uma separação entre águas e águas.

Antes dos sete dias criativos, o planeta estava totalmente coberto de água. Assim, no segundo dia Deus fez com que parte dessas águas subisse à atmosfera, criando uma separação entre as águas que cobriam a Terra e as águas que estavam na atmosfera. Ao espaço que existia entre essas águas, Deus chamou de Céu.

3º dia – Deus fez a separação entre terra e mares e depois criou as plantas.

Neste dia, Deus fez com que a Terra que existia debaixo da água passe a subir em algumas zonas, baixando em outras. Isso faz com que parte da terra passe a estar à superfície e com que existam zonas de águas profundas. À superfície que saía das águas, Deus chamou de Terra e às águas, Deus chamou de mares. Em seguida, Deus fez com que brotasse da Terra todo o tipo de plantas, vegetação e árvores.

4º dia – Deus “criou” os luzeiros que iluminam a Terra.

Como já foi dito, todo o Universo foi criado antes destes sete dias criativos. No entanto, ainda não era possível ver-se o Sol a Lua e as estrelas desde a Terra. Foi neste quarto dia que a atmosfera terrestre ficou assim como nós conhecemos hoje. As águas no céu e o processo de fotossíntese das plantas na Terra criaram uma atmosfera semelhante à que hoje existe.

5º dia – Deus criou a vida nos mares e as aves nos céus.

6º dia – Deus criou os animais terrestres.

Deus criou todo o tipo de animais que se movem na Terra. Este processo de criação foi progressivo. Primeiro foram criados os dinossauros herbívoros que começaram a limpar grande parte da vegetação criada no terceiro dia com o objectivo de transformar a nossa atmosfera. Depois foram criados os grandes carnívoros responsáveis pela morte de muitos dos herbívoros. Por fim, Deus criou os restantes animais terrestres. Visto que a vida em comum com os dinossauros de grande porte era praticamente impossível, Deus fez com que esses desaparecessem. Por fim, Deus criou o homem e a mulher e colocou-os num lindo jardim a que chamou de Jardim do Éden.

7º dia – Deus descansou.

No fim do sexto dia criativo Deus observou tudo o que tinha feito e viu que tudo o que criou era muito bom. Assim, Deus passou a descansar das suas obras criativas.


Fonte: Bíblia sagrada livro do Gênesis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário