segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus


 A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus remonta ao século XI, depois ao longo do século XVI, havia uma devoção particular ao Sagrado Coração muitas vezes ligada à devoção às Cinco Chagas de Nosso Senhor. A Primeira Festa do Sagrado Coração foi comemorada no dia 31 de agosto de 1670, em Rennes, na França, graças aos esforços do Padre Jean Eudes (1602-1680). De Rennes, a propagação da devoção espalhou-se, mas tão sómente depois das visões de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) é que se tornou universal. 

Em todas essas visões, o Sagrado Coração de Jesus desempenhou um papel central. Nas aparições Nosso Senhor deu à Margarida Maria Doze Promessas àqueles que venerassem Seu Sagrado Coração. No dia 16 de junho de 1675, durante a oitava da Festa de Corpus Christi, numa aparição, Jesus Cristo pediu a Santa Margarida Maria , que pedisse para que a Festa do Sagrado Coração fosse celebrada na sexta-feira após a oitava (ou oitavo dia) da Festa de Corpus Christi,ou 19 dias após o domingo de Pentecostes, em reparação pela ingratidão dos homens para com o Seu Santo Sacrifício . Esta devoção está, pois, intimamente ligada ao Santo Sacrifício da Missa.

O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Essa devoção teve origem numa manifestação de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, a 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Nosso Senhor, descobrindo seu Coração, disse-lhe: "Eis o Coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim, nesse Sacramento de Amor”.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira que segue a semana da Festa de Corpus Christi – Festa do Corpo de Jesus. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas aparições a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e desagravo. Em 2010, a Festa do Sagrado Coração de Jesus será celebrada no dia 11 de junho.
A Igreja Católica nasceu do Coração aberto de Cristo, na Sexta-feira Santa e a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus continua viva e atual.

A espiritualidade das Irmãs Apóstolas contempla, sobretudo, o Sagrado Coração de Jesus, como fonte de misericórdia e amor. Brota das fontes da espiritualidade cristã e assim se revela:
- Espiritualidade do Coração - O Sagrado Coração de Jesus é a expressão e a revelação do amor de Deus pela humanidade.
- Espiritualidade centrada em Jesus Cristo - Jesus é o centro da motivação e das ações missionárias das Apóstolas.
- Espiritualidade Eucarística - Madre Clélia recomenda: "A Eucaristia seja o sol de nossa vida”. A Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus sugeria a suas filhas, que a Festa do Sagrado Coração de Jesus fosse celebrada com solenidade e antecedida de práticas especiais.
“Para as Apóstolas, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é “a primeira e a mais cara das devoções”. É o centro de sua vida espiritual, ascética e apostólica. É a fonte inexaurível de sua piedade, a riqueza de seu mundo interior, a nota característica das comunidades e do Instituto (art.111- Constituições).
As Apóstolas saibam difundir oportunamente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus às crianças, aos jovens, aos doentes, aos anciãos e a todas as pessoas que delas se aproximam, nas atividades diárias, testemunhando o amor, a doçura, mansidão, humildade e alegria (art.115).
A festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus é a festa titular do Instituto. Seja precedida por uma especial novena e vigília e celebrada com solenidade (art. 117).

Sugestões de práticas

A tradição cristã, oral e escrita, oferece exemplos de práticas de devoção, culto e espiritualidade, adequadas para louvar e reparar o adorável Coração de Jesus. Apresentamos alguns exemplos e dicas enviados pelos nossos leitores. Textos para celebrações podem ser encontrados no portal: www. apostolas-pr.org.br.

Crianças, Adolescentes e Jovens: Oferecer-lhes estampas do Coração de Jesus; preparar momentos de orações espontâneas e jaculatórias; incentivar a vivência de virtudes, sacrifícios de desagravo; falar de Jesus para amigos e colegas, sugerir a partilha do lanche, a oferta de flores ao Coração de Jesus; ensinar canções, poesias e encenações; sortear medalhas do Coração de Jesus; indicar leituras que levem a aprofundar o conhecimento sobre o Coração de Jesus; incentivar a prática das obras de misericórdia, principalmente, a visita aos necessitados.
Famílias: Promover a Entronização do Coração de Jesus ou Jesus peregrino que visita os locais da residência ou cada um da família, ambientes de trabalho e vizinhança; caixinha de virtudes e folhetos; relatos das memórias da devoção da família ao Coração de Jesus.
Comunidades, Escolas e Paróquias: Adoração Eucarística, Hora Santa, Vigílias, Sextas-feiras reparadoras, Leitura de textos sobre o Coração de Jesus, Ladainha do Coração de Jesus, Músicas sobre o Coração de Jesus, Imagem ou quadro de Jesus peregrino, Visitas a locais da escola e as famílias da comunidade educativa, Carreata ou procissão com o Coração de Jesus abençoando a cidade, Café dominical com palestra e partilhas sobre o Coração de Jesus, Relatos de graças alcançadas, Banners e folhetos com as Promessas do Coração de Jesus, Missa solene, Coroação do Coração de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário