quarta-feira, 27 de junho de 2012

As Partes da Missa ( Ritos Iniciais)

Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia. 

"Os Ritos Iniciais precedem a Liturgia da Palavra, isto é, Entrada Saudação (Acolhida), Rito Penitencial, Kýrie, Gloria e oração do Dia. Tem o Caráter de exórdio( Princípio, começo, início; introdução, intróito.) 
a Finalidade dos  Ritos é fazer com que os  fiéis, reunindo-se em assembléia, Constituam uma comunhão e se disponham para ouvir atentamente  a Palavra  de Deus e  Celebrar dignamente a Eucaristia."

                                                         (Instrução Geral ao Missal Romano, n.º 24)


Canto de Entrada 

“Reunido o povo, enquanto o sacerdote entra com os ministros, começa o canto de entrada. A finalidade 
desse canto é abrir a celebração, promover a união  da assembléia, introduzir no mistério do tempo 
litúrgico ou da festa, e acompanhar a procissão do sacerdote e dos ministros”(IGMR n.25)
Durante o canto de entrada percebemos alguns elementos que compõem o início da missa: 

a) O canto

Durante a missa, todas as músicas fazem parte de cada momento. Através da música 
participamos da missa cantando. A música não é simplesmente acompanhamento ou trilha 
musical da celebração: a música é também nossa forma de louvarmos a Deus. Daí a importância 
da participação de toda assembléia durante os cantos. 

b) A procissão

O povo de Deus é um povo peregrino, que caminha rumo ao coração do Pai. Todas as 
procissões têm esse sentido: caminho a se percorrer e objetivo a que se quer chegar. 

 c)O beijo no altar

Durante a missa, o pão e o vinho são consagrados no altar, ou seja, é no altar que ocorre o 
mistério eucarístico. O presidente da celebração ao chegar beija o altar em sinal de carinho e 
reverência por tão sublime lugar. 
Por incrível que possa parecer, o local mais importante de uma igreja é o altar, pois ao contrário do que muita gente pensa, as hóstias guardadas no sacrário nunca poderiam estar ali se não houvesse um altar para consagrá-las.

Saudação 

a) Sinal da Cruz

O presidente da celebração e a assembléia recordam-se por que estão celebrando a missa. É, sobretudo pela graça de Deus, em resposta ao seu amor. Nenhum motivo particular deve
sobrepor-se à gratuidade. Pelo sinal da cruz nos lembramos que pela cruz de Cristo nos 
aproximamos da Santíssima Trindade. 

b) Saudação

Retirada na sua maioria dos cumprimentos de Paulo, o presidente da celebração e a assembléia se saúdam. O encontro eucarístico é movido unicamente pelo amor de Deus, mas também é encontro com os irmãos.

Ato Penitencial 

Após saudar a assembléia presente, o sacerdote convida toda assembléia a, em um momento de silêncio, reconhecer-se pecadora e necessitada da misericórdia de Deus. Após o reconhecimento da necessidade da misericórdia divina, o povo a pede em forma de ato de contrição: Confesso a Deus todo-poderoso... Em forma de diálogo por versículos bíblicos: Tende compaixão de nós... Ou em forma de ladainha: Senhor, que viestes salvar... Após, segue-se a absolvição do sacerdote. Tal ato pode ser substituído pela aspersão da água, que nos convida a rememorar-nos o nosso compromisso assumido pelo batismo e através do simbolismo da água pedirmos para sermos purificados. Cabe aqui dizer, que o “Senhor, tende piedade” não pertence necessariamente ao ato penitencial. Este se dá após a absolvição do padre e é um canto que clama pela piedade de Deus. Daí ser um erro omiti-lo após o ato penitencial quando este é cantando. O “Senhor, tende piedade” poderá fazer parte do ato penitencial, mas para isso é necessário a inserção de uma característica de Deus. Ainda com relação ao texto do “Senhor...”, os vocativos presentes em cada frase referem-se a Jesus Cristo, aquele que intercede ao Pai por nossos pecados.

Hino de Louvor 

Espécie de salmo composto pela Igreja, o glória é uma mistura de louvor e súplica, em que a 
assembléia congregada no Espírito Santo, dirige-se  ao Pai e ao Cordeiro. é proclamado nos 
domingos - exceto os do tempo da quaresma e do advento - e em celebrações especiais, de 
caráter mais solene.

Oração da Coleta ( Oração do Dia)

Encerra o rito de entrada e introduz a assembléia na celebração do dia. “Após o convite do celebrante, todos se conservam em silêncio por alguns instantes, tomando consciência
de que estão na presença de Deus e formulando interiormente seus pedidos. Depois o sacerdote diz a oração que se costuma chamar de ‘coleta’, a qual a assembléia dá o seu assentimento com o ‘Amém’ final” (IGMR 32).Dentro da oração da coleta podemos perceber os seguintes elementos: invocação, pedido e finalidade.


“Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5b)


Fontes:


Instrução Geral Missal Romano e Introdução ao Lecionário, Missal Romano

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